28/12/2021
O CNS move é a nova iniciativa do CNS – Campus Neurológico.
52 desafios de exercício físico, lançados semanalmente durante o ano de 2022.
Como nasceu o CNS move?
A ideia desta iniciativa surgiu da necessidade de contribuir para que pessoas com doença neurológica, jovens, autónomas e sem risco de queda, adoptassem um estilo de vida mais ativo. Através de exercícios curtos e desafiantes acreditamos que podemos contribuir para que pessoas com vidas ocupadas, diminuam o seu grau de sedentarismo e tenham uma melhor qualidade de vida.
Qual a importância do exercício físico nas fases iniciais de doença?
Os estudos de investigação científica têm assinalado o importante papel do exercício no controlo de sintomas e na manutenção da qualidade de vida e bem estar dos doentes. Em doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson, pensa-se também que pode ajudar a atrasar a progressão da doença.
Em que consiste o CNS move?
Esta iniciativa inclui 52 desafios de exercício físico, um para cada semana do ano. Os exercícios foram preparados por uma equipa de fisioterapeutas do CNS e serão publicados semanalmente nas redes sociais do CNS. Também poderão ser enviados por e-mail às pessoas que assim o desejarem.
A quem se destina?
Pessoas autónomas e sem risco de queda, com desejo de incorporar o exercício na sua rotina diária.
O CNS move pode ajudar a criar um grupo de treino à distância?
Sim, um dos objectivos dos desafios saírem semanalmente, durante um ano, é criar gradualmente um grupo de pessoas dinâmicas e ativas que se motivem mutuamente para a realização de exercício. Por este motivo, convidamos, não só a aderir aos desafios mas também a partilhar a sua experiência. A equipa de Fisioterapia do CNS também estará disponível para esclarecer as dúvidas que surgirem.
O CNS irá lançar todas as segundas-feiras um desafio de exercício físico e todos os desafios estarão disponíveis nas nossas redes sociais e no Canal CNS, no YouTube.
Acompanhe-nos nesta iniciativa.