Skip to content

Sessões de Apoio Psicológico e de Treino Cognitivo ao Domícilio

29/11/2019

O CNS disponibiliza vários programas de reabilitação, transversais a todas as suas áreas de intervenção. Esses programas poderão ser realizados em ambulatório (nos espaços físicos do CNS, em Torres Vedras e em Lisboa), apresentando ainda uma importante respostas no domicílio, com o objetivo de diminuir as diversas barreiras que impedem ou limitam o recurso às terapias (deverá verificar a disponibilidade de intervenção na sua zona de residência).

Considerando a área da Psicologia Clínica, e respeitando à intervenção domiciliária, será possível realizar, no conforto do seu lar as sessões de Apoio Psicológico e de Treino Cognitivo.

O objetivo do Apoio Psicológico é promover o bem-estar psicológico de todas as pessoas que a ele recorram. Trata-se de um trabalho conjunto, entre o Psicólogo e a pessoa que o procura, e consiste num diálogo franco, honesto e sem julgamentos, que objetiva uma compreensão profunda do indivíduo, apoiando-o na construção de formas mais autónomas e satisfatórias de gerir os seus desafios, dificuldades ou problemáticas. É uma intervenção individual confidencial, mais ou menos prolongada, que se baseia numa relação empática e de apoio.

O Treino Cognitivo é uma forma de intervenção não farmacológica e consiste num programa estruturado, e adaptado às potencialidades e necessidades de cada pessoa. Visa estimular as funções cognitivas comprometidas e dotar a pessoa de estratégias compensatórias com o objetivo de melhorar ou preservar a sua funcionalidade e, sobretudo, melhorar a sua qualidade de vida, através do recurso ao apoio emocional e da adaptação psicológica à doença. Recorre-se a várias técnicas, onde se realizam exercícios de papel e lápis e computorizados, sendo ainda possível o recurso à estimulação sensorial.

O contexto onde decorrem os programas de intervenção são muito importantes e, em vários casos, o recurso à intervenção no domicílio pode ser determinante, ultrapassando as inúmeras limitações (físicas, transportes, trânsito, psicológicas, emocionais, de conforto, entre outras), é ainda um contexto privilegiado para a análise comportamental no seu contexto primordial.