11/10/2021
Doença de Parkinson e Novas Tecnologias: formas inovadoras e não-invasivas de avaliar a doença
O CNS – Campus Neurológico, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (LASIGE), encontra-se a desenvolver um estudo que pretende explorar a relação entre: 1) as medidas de desempenho e os comportamentos de escrita de texto em smartphones (em ambiente livre) e 2) as avaliações motoras e de fadiga na doença de Parkinson.
A equipa de investigação pretende determinar se, através dos parâmetros obtidos na escrita em smartphones, é possível estabelecer novas formas alternativas de avaliar as características individuais de cada doente, nomeadamente, os sintomas motores e de fadiga.
Com este estudo pretendemos delinear um formato inovador de avaliação do estado clínico dos doentes com doença de Parkinson e contribuir para o desenvolvimento de técnicas de monitorização não-invasivas destes doentes.
Este estudo é composto por 2 momentos (1º e 8º dias) e inclui uma avaliação clínica neurológica detalhada.
O CNS encontra-se a recrutar pessoas com doença de Parkinson que tenham capacidade de marcha mantida (podem utilizar auxiliar de marcha) e que saibam utilizar um smartphone.
Para mais informações sobre o estudo, o contacto deve ser feito através da Fisioterapeuta Filipa Pona Ferreira através do seguinte email: filipaponaferreira@cnscampus.com