Terapia da Fala

No Campus Neurológico Sénior, os tratamentos de terapia da fala focam-se na reabilitação de duas funções essenciais: comunicação e fala.

No que concerne à comunicação, as técnicas e estratégias utilizadas na intervenção directa com o utente centram-se na reabilitação da fala, motricidade orofacial, voz e linguagem, mas também na implementação de estratégias de comunicação aumentativa e alternativa, de acordo com a necessidade individual do utente.

A intervenção na função de deglutição (capacidade de mastigar o alimento e de o engolir em segurança), objectiva a reabilitação das estruturas anatómicas e dos mecanismos que permitem uma mastigação e deglutição fáceis e seguras, evitando sinais como, por exemplo, engasgamento, tosse, sensação de alimento preso na garganta, dificuldade em mastigar ou iniciar a deglutição, entre outros.

No Campus Neurológico Sénior, e equipa de terapeutas procura, não só reabilitar as funções alteradas, mas também potenciar as capacidades de cada utente e familiar no seu contexto. Neste seguimento, nas consultas de terapia da fala, pode ser realizado o ensino e treino funcional de implementação de estratégias facilitadoras de comunicação ou deglutição em conjunto com os familiares e/ou cuidadores.

A equipa de Terapia da Fala do CNS dispõe de terapeutas da fala certificados em programas de reabilitação com resultados cientificamente comprovados, nomeadamente:

- Lee Silverman Voice Treatment: reabilitação da voz e fala na Doença de Parkinson e outras doenças neurológicas;

- McNeill Dysphagia Therapy Program: reabilitação da deglutição em doenças neurológicas.

 

Voltar