SIMPÓSIO NO CNS SOBRE O SERVIÇO SOCIAL NAS DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS

Decorreu no sábado dia 20 de Fevereiro no CNS um Simpósio destinado a assistentes sociais que abordou o tema da intervenção social no tratamento de doenças neurodegenerativas, nomeadamente a Doença de Alzheimer e Doença de Parkinson.

A demonstrar o interesse e a atualidade deste tema está o elevado número de participantes provenientes de todo o país.

No Simpósio foram abordados os aspetos destas doenças que merecem uma abordagem terapêutica na perspetiva da intervenção social.

As principais conclusões da reunião foram o reconhecimento da necessidade de formação adicional de todos os profissionais de saúde sobre os melhores cuidados a prestar nas doenças neurodegenerativas; a necessidade de uma melhor estandardização dos diagnósticos e intervenções terapêuticas na área da intervenção social; e o papel relevante da intervenção do serviço social, nomeadamente nas fases mais avançadas destas doenças potencialmente incapacitantes.

Foram também discutidos potenciais projetos de colaboração a serem implementados na sequência desta reunião.

O acolhimento desta reunião por parte do CNS foi também uma demonstração do interesse e envolvimento do Campus na implementação de mecanismos de apoio adicionais aos seus doentes e à comunidade em geral, através de estratégias que não passam pelas formas tradicionais de abordagem farmacológica.