A VOZ ENVELHECE?

A voz envelhece? É esta a pergunta que servirá de mote para as próximas Conversas no Campus Sobre Saúde, que terão lugar no sábado dia 7 de Maio, pelas 17h. 

As mudanças físicas associadas ao envelhecimento fisiológico contribuem naturalmente para diferenças no tipo de voz que são percebidas ou pelo próprio e pelos outros. De salvaguardar que idade cronológica não é o mesmo que idade fisiológica e que existe uma variação considerável de pessoa para pessoa. Mas, é um dado adquirido que a saúde geral e psicológica e a história de vida são factores determinantes para a longevidade da qualidade e eficiência vocal.

Nesta palestra, a cargo da Prof. Doutora Isabel Guimarães, falaremos de como se produz e controla a voz falada, quais as suas características (tom, amplitude, timbre e extensão) e quais as mudanças resultantes do processo fisiológico de envelhecimento. Todos os assuntos serão acompanhados de vídeos e exercícios exemplificativos e ainda sugestões de atividades práticas para preservação da eficiência da voz falada no adulto. A sua presença requer uma inscrição que é gratuita, podendo ser feita através do e-mail unidaderesidencial@cnscampus.com ou do telefone 261 330 701. Junte-se a nós.