FraLusoPark - Alterações na Voz Associadas à Doença de Parkinson (EM RECRUTAMENTO)

Encontra-se a decorrer um estudo científico sobre as alterações na voz associadas à Doença de Parkinson. Deu-se no mês de Outubro início à fase de recrutamento de pessoas para colaboração no estudo.
Esta investigação resulta de uma parceria internacional entre a Unidade de Farmacologia Clínica e Terapêutica (Diretor professor Doutor Joaquim Ferreira) do Instituto de Medicina Molecular e a Faculdade de Aix- Marselhe, em França. O estudo debruça-se sobre uma área que carece de investigação e tem como principais objetivos melhorar o conhecimento sobre as alterações na fala causadas pela doença e, também, perceber de que forma pessoas falantes de diferentes línguas e com diferentes culturas sentem as alterações na fala.
Os dados são recolhidos com base no preenchimento de questionários e na gravação de voz, não sendo necessário qualquer procedimento invasivo. A todos os participantes é realizada uma avaliação completa da voz. As avaliações são realizadas no Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa e no Campus Neurológico Sénior em Torres Vedras.
Em Portugal, o estudo é coordenado pelo Professor Doutor Joaquim Ferreira, médico neurologista e investigador na área das doenças do movimento, e pela Professora Isabel Guimarães, investigadora nas áreas da voz e comunicação humana e professora na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. É também investigadora neste estudo, Rita Cardoso, terapeuta da fala no Campus Neurológico Sénior.
Para participar neste estudo tem de ter idade entre os 35 e os 80 anos, ter como língua nativa o Português Europeu (falado em Portugal), saber ler e escrever. Podem participar pessoas COM e SEM o diagnóstico de Doença de Parkinson.
Se desejar participar neste estudo ou saber mais informações pode contactar:
+351 261 330 701
investigacao@cnscampus.com