Consulta de Exercício Clínico

O CNS é um dos primeiros centros em Portugal a criar uma consulta e Unidade de Exercício Clínico. O exercício clínico tem por base a realização de exercício físico sob orientações específicas personalizadas. Existem dados científicos crescentes que demonstram a sua eficácia na prevenção e tratamento de múltiplas doenças. Os programas de exercício podem incluir atividades como  marcha, dança, exercícios na piscina, treino funcional, etc..

Quando um profissional de saúde considera que existe beneficio em realizar um programa terapêutico de exercício, referencia para a consulta de exercício clínico. A consulta é realizada por um fisiologista do exercício e nela serão avaliadas as condições físicas do indivíduo e elaborado um plano individual de exercício, tendo em conta as necessidades, as preferências e as limitações de cada um. O plano pode ser realizado pelo indivíduo em casa, em programas individuais no CNS ou incluído em programas de grupo para situações específicas. Periodicamente será efetuada uma reavaliação da condição física e redefinidos os objetivos. Antes de ser iniciado um programa de exercício clínico, será realizada uma consulta de avaliação da saúde cardiovascular.

Os programas de exercício clínico do CNS incluem um programa para prevenção de doenças neurodegenerativas e um programa de reabilitação de doenças cardiovasculares. O exercício clínico pode ainda ser benéfico em situações de doenças neurológicas (doença de Parkinson, AVCs), doença respiratória, doença oncológica, doençareumatológica, osteoporose, obesidade, diabetes, entre outras.

 

Voltar